segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Piano - Jane Campion

Gostaria de compartilhar com vocês um livro que estou lendo que foi indicado por minha amiga Ângela, que é uma potente escritora, do qual tenho viajado em suas linhas.
O Piano, tem uma linguagem simples e nos envolve agarrando nossa imaginação, levando-nos ao mundo de Ada e Flora McGrath. Mãe e filha foram prometidas a Alisdair Stewart e aventuram-se em longos dias mar a dentro, da Escócia para Nova Zelândia quase primitiva. A trama também envolve um piano, o meio pelo qual Ada se comunica com o mundo. Tendo perdido a voz depois de um mando do pai, Wystom McGrath, ela não falou mais e o piano era sua voz. 
Demorei muito para resolver ler este livro, as provas me atormentavam e não pensava nele. Mas quando resolvi também entrar em alto mar, junto com a mudez de Ada e o ser criança de Flora, não consigo mais parar. Pareço, de uma forma que desconheço, escutar a música que sai daquele piano. Sinto-me também parte da história e relembro das aulas fracassadas de teclado que tive. Bem que gostaria de ter tido aulas com McGrath, mas enfim o que posso é imaginar seu debruçar-se sobre o porta-voz. 
A autora deste livro é Jane Campion, que recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Diretor, por "The Piano" (1993). Ganhou também o prêmio Palma de Ouro e o Oscar de melhor roteiro original. 



Há silêncio onde nunca ouve som. Há silêncio onde som nunca haverá. Numa tumba muito, muito funda, no mar... - Thomas Hood
Read More